terça-feira, 25 de junho de 2013

Famaz realiza II Feira de Negociação

A Faculdade Metropolitana Amazônia (Famaz) promoverá a “II Feira de Negociação” para as pendências referentes a 2013 e anos anteriores, com descontos exclusivos. Aproveite e não deixe para depois.
Período: 01 a 19 de Julho de 2013
Local: Central de Atendimento
Segunda a Sexta: 9h às 12h e 13h às 20h
Sábados: 8h às 12h.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Oportunidade de Estágio - Administração e Ciências Contábeis

BHG S.A.| Brazil Hospitality Group, Seleciona candidatos a vaga de estágio.
Enviar email com o currículo para: auricilene.moreira@bhg.net
Fone: 3322-7176

Forromaz promete agitar a Famaz

A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realiza na próxima sexta-feira (21) o 2º Forrómaz – o Forrozão da Famaz. A festa promete muito arrasta pé e comida típica. Você não pode ficar de fora. O ano passado esteve presentes 2.500 pessoas no evento.
O Forromaz acontecerá no estacionamento da Famaz (entrada pela Quintino) a partir das 20h. Os ingressos estarão à venda no local e custa R$ 2.
 

terça-feira, 18 de junho de 2013

CPA da Famaz reúne com representantes de turma

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) reuniu com os representantes de turmas da Instituição para debater assuntos estruturais e pedagógicos. O encontro é realizado duas vezes em cada semestre. Na ocasião os acadêmicos expõem os pontos positivos e negativos do processo acadêmico e a Instituição procura dar um retorno satisfatório.  
A Coordenadora da CPA, professora Márcia Araújo, ouviu as exigências e ressaltou a importância da democracia na Famaz. “Neste momento paramos para ouvir os anseios de nossos alunos. Eles dão sugestão e a Instituição analisa com muito carinho e dependendo da situação realizamos a alteração solicitada sem nenhum problema”, revelou a coordenadora da CPA.  
Ana Margalho, é aluna do 3º semestre do curso de Biomedicina e acredita que em uma Instituição de Ensino Superior (IES) onde há debate é possível formar profissionais capacitados e preparados para o mundo. “A Famaz cumpre o seu papel de formar profissionais diferenciados. Desde sua base conversa e procura ouvir todos. Assim conseguimos nos sentir a vontade para dialogar e seguir em um consenso”, finalizou a discente.
 
Comissão Própria de Avaliação - É a comissão interna da Famaz que tem atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) -
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e,especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior,por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. Formado por três componentes principais: avaliação institucional, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes. O SINAES avaliará todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.
Avaliação Institucional - A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sinaes e divide-se em duas modalidades: auto-avaliação e avaliação externa. Em seu conjunto, esses processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

 





quinta-feira, 13 de junho de 2013

Santa Casa de Misericórdia recebe alunos da Famaz

Teatro, brincadeiras, muita alegria e descontração. Assim foi à tarde das crianças na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, com a visita dos alunos de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). Acompanhados da professora Diana Lobato, que ministra a disciplina Tópico Integrador, os alunos desenvolveram brincadeiras com fantoches e teatro com os seguintes temas: o uso correto da água, noções de higiene e dicas para uma alimentação saudável.

A dona de casa Fátima Rocha, é mãe do pequeno Davi, de apenas dois anos. Para ela ações como essas contribuem para o aprendizado do filho. “Essas atividades chamam bastante a atenção da criança. Ele não gosta de comer frutas, mas com a encenação da banana e do leite, ele disse que agora vai comer. Isso é muito bom, coisa que eu não consigo no dia-a-dia”, comentou a dona de casa.  

Os alunos ficaram felizes com o resultado do trabalho e pretendem aprimorar a atividade e transformá-la em um projeto integrador. Valdenice Carvalho, já pensa no próximo semestre e pretende voltar com novidades. “Foi a primeira vez que participei de uma atividade bastante interessante na minha vida acadêmica. Contribuímos para a melhoria na qualidade de vida de crianças e a partir de agosto iremos reunir com a nossa coordenação para trazer mais atividades para cá”, revelou a discente.  

Para a professora Diana Lobato, humanizar e educar é um fator essencial para a formação do profissional da saúde. “As apresentações mostraram que nossos alunos são capazes de reunir o conhecimento das diversas áreas e transformar para o lúdico com muita facilidade. Os profissionais da área precisam prender a atenção das crianças e a peça teatral e o fantoche é uma arma aliada nesse processo. A Famaz está de parabéns por acreditar em um trabalho grandioso”, finalizou a docente.

Fundação Santa Casa de Misericórdia – A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - FSCMPA, é um órgão da administração indireta, vinculado a Secretaria de Estado de Saúde Pública. Foi certificada como Hospital de Ensino, conforme Portaria Interministerial MS/MEC n° 2378 de 26 de Outubro de 2004 e efetivado seu processo de Contratualização junto ao SUS por meio da Portaria 2.859/MS, de 10 de novembro de 2006.


A FSCMPA tem como finalidades essenciais: a Assistência, o Ensino e a Pesquisa, em consonância com o Perfil Assistencial na Atenção a Saúde da Criança, Atenção a Saúde da Mulher, e Atenção a Saúde do Adulto, prestando serviços ambulatoriais e de internação. É um hospital que atende 100% do SUS, está cadastrado como referência na atenção à gestante de alto risco e ao recém nascido.

Na área do Ensino e Pesquisa desenvolve os programas de Residência Médica em Pediatria, Neonatologia, Nefrologia Pediátrica, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Dermatologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica e Radiologia. 









segunda-feira, 10 de junho de 2013

Famaz realiza ações de saúde no Ver-o-Peso


Comunidade Acadêmica da Famaz no Ver-o-Peso
Um dos principais cartões postais de Belém, o Ver-o-Peso, recebeu uma comitiva com alunos, professores e equipe de apoio da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) no último dia 25 de maio. Na ocasião o curso de Enfermagem da Instituição realizou o projeto “Ação Famaz no Ver-o-Peso” que utilizou o Mercado de carne como unidade de saúde e levou serviços aos feirantes, consumidores e visitantes da maior feira ao ar livre da América Latina.

Ao todo 160 pessoas estavam envolvidas e os serviços ofertados foram os seguintes: verificação de pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura, índice de massa corpórea, diabetes, dicas de combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), doenças ocupacionais e manipulação de alimentos.

Alunos verificando pressão arterial
Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Adriana Letícia, ações como esta ajudam no aprendizado. “Aqui eles vivenciam várias situações com pessoas de diversas classes sociais. Isso ajuda não apenas na construção de futuros enfermeiros, mas sim na formação de cidadãos preparados para vida”, comentou a coordenadora.  

Os alunos ficaram bastante envolvidos no projeto e procuraram participar de várias atividades. Elisângela Cavalcante, aluna do 4º semestre acredita que ações como esta desenvolve ainda mais o aprendizado de todos os integrantes no processo. “A experiência adquirida aqui é imensurável. Aprendemos a nos relacionar com trabalhadores, dona de casa, pessoas do povo. Isso é muito importante para a formação de qualquer profissional”, disse a discente.

Seu Mário da Silva trabalha na feira do Ver-o-Peso, há mais de 50 anos, vendendo frutas e verduras. Para ele ações como essas desenvolvidas pela Famaz, só ajudam na qualidade de vida dos trabalhadores da feira. “É muito difícil ver ações voltadas para os trabalhadores. Hoje tirei minha pressão e até verifiquei se tinha Diabetes. Ainda bem que está tudo certo com a saúde”, finalizou o feirante.







quinta-feira, 6 de junho de 2013

Famaz firma convênio de estágio com Ministério Público Federal

Coordenador de estágio assina convênio com MPF
A Coordenação de Estágio da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) firmou um convênio de estágio para o curso de Direito com Ministério Público Federal. Atualmente a Famaz mantêm 57 convênio de estágio, com instituições públicas e privadas.
O coordenador de estágio, Rodrigo Barata, assinou o convênio com o Chefe do Departamento de Recursos Humanos, José Ricardo. Rodrigo acredita que firmar parcerias com órgãos de grande relevância como o MPF mostra a importância que a Instituição tem no cenário educacional paraense. “Sempre estamos procurando assinar convênios com instituições sérias e comprometidas com a aprendizagem do aluno, afinal o estágio é uma extensão da sala de aula, onde ele aprende com profissional capacitados a acompanhar a evolução acadêmica de nossos discentes”, finalizou.
Os interessados em conversar com a Coordenação de Estágio podem comparecer nos seguintes horários: 13h às 17h e 18h às 22h.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Docente da Famaz selecionada para encontro de pesquisadores

A professora Msc.  Elisabeth Barros do curso de Direito da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) foi selecionada para participar do 37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Águas de Lindóia, São Paulo.

A organização do evento recebeu 1.482 resumos, mas foram selecionados apenas 10 que serão apresentados oralmente. O tema do trabalho aprovado no Anpocs foi: “O novo Paradigma da Política Externa Brasileira mudou a Natureza das Relações com os Estados Unidos e China?”.


37º enapocs – O evento reúne por quatro dias um número médio de 1.500 (um mil e quinhentos) participantes brasileiros – além de convidados estrangeiros, cientistas sociais de renome, para conferências, contatos e intercâmbio além das fronteiras nacionais, os encontros anuais da ANPOCS consolidaram-se como o mais relevante fórum das ciências sociais stricto sensu no país. Com uma programação que reúne o que de mais expressivo e atual vem sendo produzido nas áreas de antropologia, ciência política e sociologia, os encontros constituem uma oportunidade única para o intercâmbio de pesquisadores em âmbito nacional.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Famaz realiza atividades de extensão no interior do Estado

Comunidade Acadêmica na praça de Bujarú
Os trabalhos de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) ultrapassam os muros da faculdade e levam serviços a quem precisa. No último dia 12 de maio, a Instituição foi convidada pela Paróquia São Joaquim, em Bujarú, nordeste do Estado, para participar da 10ª Ação Social de Santa Rita de Cássia. Na ocasião 34 alunos dos cursos de Administração, Biomedicina, Enfermagem, Curso Superior em Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar marcaram presença.

A Famaz ofertou os seguintes serviços aos moradores: orientação para a organização de Currículo Vitae, orientação para participação e preparo em processos de seleção, higiene Bucal e Corporal para crianças, verificação de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, e orientações sobre hipertensão e diabetes, palestras sobre Gestão Ambiental na agropecuária, Cooperativismo para o desenvolvimento sustentável, política nacional de resíduos sólidos, mostra de vídeos ambientais e orientações sobre o acesso aos serviços públicos de saúde.

A Instituição foi convidada desde dezembro do ano passado e se preparou para levar um atendimento de qualidade. “Prestamos serviços relevantes aquela comunidade, e nossos alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e fazer o bem a quem precisa”, comentou o coordenador do Nupex.  

Para a aluna do 4º semestre de Enfermagem, Elisângela Cavalcante, participar de ações que prestem serviços a comunidade é importante para a formação de qualquer cidadão. “O trabalho desenvolvido pela Famaz é importante. São laboratórios experimentais, com vivências profissionais sem igual. Todos devem participar para agregarem conhecimento e experiência”, finalizou a discente.

Procissão na estrada

Travessia de balsa