sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Famaz no VII Encontro Nacional de Coordenadores de Ciência Contábeis.


A Coordenação do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) representada pelo professor Msc. José Wilson Fernandes, esteve presente no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, sediado em Belém de 26 a 29 de agosto.

O docente aproveitou a oportunidade e participou do VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis e VII Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, que teve como tema: O Futuro do Ensino Superior: Uma nova proposta. O evento teve como palestrante o Presidente de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Ricardo Mota Miranda, senador Cristovam Buarque e o representante da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa).

Durante a fala o presidente do  CRUB, enfatizou o protagonismo das Instituições de Ensino Superior (IES) para a formação de profissionais comprometidos com a natureza. “Todo o conjunto de formação do ensino superior deve estar integrada para formar cidadãos éticos e e capazes de respeitar o meio ambiente. Não se pode falar em educação se não praticar uma boa didática e oferecer qualidade no ensino”, revelou Ricardo Mota Miranda.

Já o Senador Cristovam Buarque relacionou o Produto Interno Bruto (PIB) com a devastação dos recursos naturais. “Não é contabilizado o valor que uma árvore possui quando ela está de pé, mas sim, quando é construído uma bomba para devastar toda uma região. Quando isso acontecer iremos mensurar a perda que a humanidade tem com a devastação”, relatou.

Para o professor Msc.  José Wilson Fernandes, discutir temáticas pertinentes a educação é sempre válido para obter um ensino de qualidade. “Aqui é o cenário perfeito para a discurssão de que forma a Ciências Contábeis pode inserir em sua grade a sustentabilidade. A Famaz está inserida nesse contexto por que já trabalha esta disciplina em sua grade curricular”, finalizou o Coordenador.

 





quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Famaz realiza Outorga de Grau


No dia 25 de agosto, no Computer Hall da BR-316, lágrima era sinônimo de dever cumprido. Afinal, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) realizou a Outorga de Grau para 61 novos Enfermeiros e 5 administradores.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral da Famaz, prof. Shen Paul Ming Jen, com a presença do corpo docente da Instituição. As duas turmas de Enfermagem que receberam a Outorga de Grau tiveram como paraninfos os professores Amanda Alves Fecury e Marcelo  Monteiro Mendes. Já a turma de administração teve como Paraninfa a Professora JulianaTavares.

O Professor Marcelo Mendes, falou em nome do curso de enfermagem e ressaltou a qualificação dos novos profissionais inseridos no mercado de trabalho. “Vivemos em um mundo altamente competitivo e sei que estes 61 novos enfermeiros estão aptos a desenvolver qualquer função e todos são vitoriosos”.

Já a professora Juliana Tavares exaltou o pioneirismo dos novos administradores. “Administrar é para administradores. Os formandos são resultado de um projeto arrojado e sei que o mercado ganha pessoas capazes”, afirmou a paraninfa.

Formandos – Andreza Sena Machado é uma das novas Enfermeiras formada pela Famaz e afirma já ter várias propostas de trabalho. “Estão surgindo várias oportunidades de trabalho há bastante tempo. Achei a solenidade organizada pela Famaz linda e durante a solenidade vi a minha vida acadêmica passando diante de meus olhos”, revelou Andreza. 

Já Solange Aparecida da Silva, a juramentista do curso de Administração, conta os novos projetos, agora que possui o título de Administradora. “Já estou trabalhando na minha área de atuação e pretendo abrir a minha própria empresa e ampliar os meus horizontes profissionais”, finalizou.












segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Congresso em Belém terá palestra do ex-presidente dos EUA Bill Clinton


Acontece em Belém, de 26 a 29 de agosto no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Mais de 5 mil pessoas devem participar do evento, que traz como tema "A Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável". Dentre as presenças já confirmadas está a do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

O congresso reunirá profissionais, estudantes, autoridades e especialistas para debater temas contábeis e tributários da atualidade, contemplando também as questões ambientais.

O congresso é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e do Sistema CFC/CRC’s e organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Marina Silva, ex-ministra, participa no dia 27 de agosto do 3º Fórum Nacional da Mulher Contabilista (programação dentro do CBC), ao lado da jornalista Leda Nagle, da bióloga e geneticista Silvia Rogatto, da jornalista Laura Muller e da senadora Kátia Abreu (PSD-TO). No mesmo dia, Bill Clinton também ministrará a palestra "Abraçando Nossa Humanidade Comum" (Embracing our Common Humanity).

Também confirmaram participação no congresso o astronauta brasileiro Marcos Pontes; Serys Slhessarenko, embaixadora do Brasil no Rio +20; Sonia Favaretto, diretora de sustentabilidade da BM&F Bovespa; Bruno Quick, do Sebrae; Antoninho Marmo Trevisan, da Trevisan Gestão & Consultoria; Nelson Henrique Barbosa Filho e Jorge Johanepetter, secretários de Comércio Exterior dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Fazenda, respectivamente; Luiz de Oliveira Gomes e Guillermo Braunbeck, do IASB (International Accounting Standards Board – Comitê Internacional das Normas Internacionais de Contabilidade), entre outros.

Paralelamente ao CBC, será realizada a Feira de Negócios e Oportunidades com 78 estandes de empresas e dos Conselhos Regionais de Contabilidade - CRC's, voltada à exposição de produtos e serviços da área contábil e o intercâmbio de experiências entre profissionais e estudantes. Já a programação cultural do Congresso terá três shows musicais: no dia 26/8, a cantora paraense Fafá de Belém; no dia 27/8, a banda Calypso e no dia 28/8, o cantor Diogo Nogueira.

Fonte: G1-PA

Caminhada Ecológica abre 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade


No último domingo, 26, 80 alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) participaram da caminhada ecológica que deu início ao 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, sediado em Belém no período de 26 a 29 de agosto.

O evento percorreu as ruas Quintino Bocaiúva, avenida Nazaré e Assis de Vasconcelos, até a Escadinha da Estação das Docas, ao som do Gupo Folclórico Arraial do Pavulagem. O presidente do Conselho Federal, Juarez Domingues Carneiro, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABCC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, participaram da caminhada, que atraiu cerca de oito mil pessoas.

Segundo o presidente do CFC, a caminhada já é uma tradição. “O Congresso sempre
é aberto com uma grande caminhada. Desta vez, fizemos uma caminhada ecológica, em nome consonância com o tema ‘Contabilistas celebraram o meio ambiente em Belém da sustentabilidade’”, disse o presidente. Segundo ele, a contabilidade e a sustentabilidade estão cada vez mais próximas.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Famaz, professor José Wilson Fernandes, a participação dos alunos, mostra que a comunidade acadêmica está sintonizada com o clima do congresso. “A nossa cidade esta semana é a capital da contabilidade e ver a participação maciça de nossos alunos no evento me orgulha bastante”, revelou o docente.

Iolete Miranda, é aluna do 3º semestre na Famaz e ficou muito feliz em conhecer profissionais e acadêmicos de várias partes do Brasil. “Este intercâmbio cultural e a sustentabilidade inserida na contabilidade é o grande diferencial deste evento” finalizou.

Quem se inscreveu para a Caminhada Ecológica poderá assistir a palestra do professor Pachecão, que terá como temá “Construindo uma Ponte Sustentável entre o Hoje e o Amanhã”, no dia 29 de agosto, quarta-feira. Os ingressos serão entregues pela coordenação do curso, na Famaz. 





sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ensaio geral reúne formandos


Está próximo o tão sonhado dia para os discentes dos cursos de Administração e Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) que irão receber a outorga de grau no próximo sábado, 25.

Para não fazer feio para familiares e amigos, a Instituição convocou os formandos para um ensaio geral no último dia 22, às 18h no auditório da Famaz, com o objetivo de passar os últimos detalhes da solenidade.

Marcela Barros, é aluna do curso de Administração e se diz apreensiva com a formatura. “Estamos terminando mais um ciclo em nossas vidas e iniciando outro. Estou cheio de expectativa para nesta fase da minha vida”, revelou.  

A Solenidade de formatura será no próximo sábado (25) às 18h no Computer Hall da BR-316.







Comunicado da Diretoria Financeira


A Diretoria Financeira informa aos alunos que o prazo final para solicitação de Rematrícula se encerrará no dia 24/08/2012. Portanto aqueles que possuam pendências, seja financeira e/ou pedagógica, devem regularizar-se a tempo, para não perder prazo e evitar transtorno.

Atenciosamente
LUIS ANISIO CAMARÃO CHAVES
DIRETOR FINANCEIRO

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Famaz no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade


Discentes de Ciências Contábeis, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) irão participar no próximo domingo (26) da Caminhada Ecológica, evento que abre o 19° Congresso Brasileiro de Contabilidade,que acontece em Belém.

Os participantes da Caminhada Ecológica deverão se reunir na Basílica Nossa Senhora de Nazaré às 7h30 para a celebração de uma missa, seguida inicia a Caminhada Ecológica, a partir das 9h, e encerra na Estação das Docas.

O cortejo ficará sobe o comando do grupo folclórico Arraial do Pavulagem. A Famaz terá 80 alunos participando do evento. Quem se inscreveu para a Caminhada Ecológica poderá assistir a palestra do professor Pachecão, que terá como temá “Construindo uma Ponte Sustentável entre o Hoje e o Amanhã”, no dia 29 de agosto.

19º Congresso Brasileiro de Contabilidade: O Congressos Brasileiros de Contabilidade, acontece de 26 a 29 de agosto e já se tornou um marco para os profissonais da Contabilidade do País. É um evento realizado a cada quatro anos e que vem reunindo um número cada vez maior de participantes, além da presença dos mais respeitados nomes da área contábil nacional e internacional: são pensadores e escritores respeitados; detentores da “Medalha João Lyra”; coordenadores, mestres e doutores, de importantes unidades de Ciências Contábeis; autores de trabalhos técnico-científicos de alto nível; estudantes de Contabilidade; lideranças responsáveis pela condução das entidades representativas da classe contábil brasileira; e destacados profissionais e empresários bem-sucedidos no seu mercado de trabalho.

É pela primeira vez na história dos Congressos Brasileiros, na região Norte do Brasil, em meio à selva amazônica, no Estado do Pará, na Cidade de Belém, em todos os ritmos e com todas as cores, para participar de um tão rico momento da Contabilidade brasileira, que tem como lema  CONTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pós-graduação: Enfermagem em UTI Adulto e Neonatal faz aula inaugural


Com o tema "A atuação do Enfermeiro no transporte aeromédico", a Pós-Graduação da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) promove, dia 28 de agosto, às 19h, no auditório, a aula inaugural do curso de Especialização em Enfermagem em UTI Adulto e Neonatal.
Ministrada pelo Enfermeiro Ricardo Ventura, Aeromédico com experiência em transporte de paciente crítico, a palestra terá carga horária de 3 horas, e será válida como atividade complementar.
Vale ressaltar que o primeiro módulo do curso, "A História e Legislação da UTIr", ministrado pelo professor Ronaldo Baia, acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Formandos: ensaio geral na Famaz


A Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) convoca os discentes de Administração e Enfermagem que irão participar da outorga para o ensaio geral que irá acontecer nesta quarta-feira (22) no auditório da Instituição.
A Solenidade de formatura será no próximo sábado (25) às 18h no Computer Hall da BR-316. 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Famaz qualifica funcionários


Palestras, dinâmica de grupo e relacionamento interpessoal. Tudo voltado para melhorar ainda mais o atendimento interno e externo na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). Visando esta excelência, a Instituição qualifica 80 funcionários do corpo técnico administrativo através do Programa Gestão de Qualidade da Famaz, que acontece desde abril deste ano, ministrado pela Coordenadora do curso de Administração, Msc. Juliana Tavares.

Sheyla Akel, é telefonista na Famaz há três meses e já colhe os bons frutos do treinamento. “Saber lidar com as pessoas, aceitar as diferenças e respeitar a opinião de cada um. Tudo isso é primordial para um bom atendimento”, ressalta a funcionária.

O treinamento é feito de forma gratuita e uma vez ao mês aos sábados. Segundo a professora Juliana Tavares, resultado que já pode ser percebido na Instituição. “Os nossos funcionários estão uniformizados e os coordenadores já nos dão o retorno e já percebem melhoria no andamento dos trabalhos e certamente o público interno e externo em breve dará também este retorno”, revela a professora.

O Programa Gestão de Qualidade da Famaz acontecerá até dezembro de 2012 .




segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nupex lança projetos de extensão na Vila da Barca

Equipe Famaz e representantes da AMVB.
Em uma evento memorável, o Núcleo de Pesquisa e Extensão da Famaz lançou projetos de todos os cursos de graduação da Faculdade neste sábado, 11, na sede da Associação dos Moradores da Vila da Barca (AMVB). A comunidade compareceu ao lançamento e, com muita satisfação, recebeu os projetos nas áreas de saúde, administração, ciências contábeis, direito e meio ambiente.

"É a primeira vez que uma Instituição de Ensino Superior (IES) implanta projetos integrados de todos os seus cursos de uma só vez em benefício de uma comunidade", explicou o coordenador do Nupex, Constantino Alcântara.

Além dos projetos de extensão, a Famaz lançou o 2º Trote Solidário que, neste semestre, pretende arrecadar R$2.090,00 para reformar a sede da AMVB. "Nossa meta é essa, mas pretendendo ir além dela e fazer uma grande reforma e, quem sabe, construir uma creche - um sonho antigo da Associação", enfatizou o coordenador.

A professora Bruna Tamegão do curso de Biomedicina explicou que os projetos seguirão um cronograma de trabalho. "Primeiro, viemos conhecer as demandas da comunidade e apresentar as nossas ideias, para em conjunto estabelecer de que forma os projetos serão aplicados. Sem a participação da comunidade é impossível realizarmos um trabalho que realmente a beneficie", contou a professora.

A segunda fase é a aplicação do projeto em si e a terceira é a avaliação dos projetos por parte da comunidade. "É muito importante receber esse feed back das participantes para sabermos se estamos no caminho certo", sintetiza a também professora de Biomedicina, Andrea Soares.

O curso de Biomedicina aplicará dois projetos: o de Biomedicina na Escola e o Ciência e Cinema. Nesse último, já foram selecionados alguns temas âncoras, como Educação Ambiental; Gravidez na Adolescência; Doenças sexualmente transmissíveis e Drogas. Os filmes e documentários serão selecionados de acordo com a faixa etária dos participantes.

Crescimento das cidades ameaça a qualidade de vida das pessoas

Cidades e Soluções: Como melhorar a qualidade
de vida nas grandes cidades?

Em uma análise conjunta - meio ambiente, qualidade de vida e economia, qual deve prevalecer? Num rápido  raciocínio, a resposta seria a qualidade de vida. Mas é isso que vemos na prática? O programa Cidades e Soluções, da Globo News, faz essa provação e mostra diferente ponto de vista. 


Fonte: Globo News.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vila da Barca recebe coordenadores da Famaz

Neste sábado (11), o Núcleo de Pesquisa e Extensão da Famaz (Nupex) fará uma visita técnica com os coordenadores de curso da Famaz para conhecer a realidade da comunidade da Vila da Barca. A visita acontece a partir das 9h, na sede da Associação dos Moradores da Vila da Barca.

Na ocasião, o Nupex aproveitará para fazer o lançamento oficial dos projetos de pesquisa e extensão que serão implantados ainda neste segundo semestre para a comunidade. "A Famaz é a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a implantar projetos integrados de todos os seus cursos em benefício da comunidade", enfatizou o coordenador do Nupex, Constantino Alcântara.

Ainda nesta semana, deu para sentir um pouco do que será este segundo semestre com a primeira atividade do Nupex na Vila da Barca, com o projeto "Entre nessa roda", que utiliza a metodologia de terapia de grupo  e é coordenada pela professora Lindalva Filha.

O "Entre nessa roda" é aplicado há três anos pela Famaz. Nesse período, foi detectado 90% de melhoria nos quadros de sociabilidade e autoestima dos participantes. O "Entre nessa roda" reuni-se sempre às segundas, quartas e sextas, às 9h, na Associação dos Moradores da Vila da Barca. Ao todo, 80 idosos participam do grupo.


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Alegria e emoção marcaram o estreia do “Entre nessa Roda”

Dona Maria de Nazaré dos Anjos entrou na
roda e saiu muito feliz.


A aposentada Marilde Vieria Pinto, de 68, frequenta a Associação de Moradores da Vila da Barca há 25 anos. Lá, ela e mais 80 idosos assíduos realizam várias atividades de lazer que estimulam a amizade, companheirismo e – sobretudo – a paz de espírito. “Aqui não tem lugar para tristeza”, conta dona Marilde.


Foi nesse clima de descontração que aconteceu nesta quarta-feira (08) a primeira atividade do projeto de extensão da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) na sede da Associação dos Moradores da Vila da Barca. No total, 35 idosos participaram. “E ainda tem muita gente que não pode vir”, enfatizou a presidente da Associação, Rosalice Mercês.

Segundo a presidente, a Famaz é uma parceira que vai implantar projetos que vão beneficiar diretamente a comunidade. Para o grupo da 3ª idade, a Associação pediu um projeto especial que contemplasse os mais de 80 idosos que frequentam a entidade. “Esse grupo encontra aqui o conforto e o carinho que precisam para superar problemas como depressão, causados por questões familiares, de saúde e até de solidão”.

Dona Maria de Nazaré foi acolhida pelo
grupo de idosos e equipe da Famaz.

A dona de casa Maria de Nazaré dos Anjos Barbosa, de 74 anos, mora há 43 anos da Vila da Barca e sente-se abraçada pelo grupo que a acolheu com carinho e lhe proporciona momentos de alegria e paz. Ela conta ainda que vive um drama com a mãe e sabe a importância de se autofortalecer para poder ajudá-la. “Minha mãe é cega, mora com a minha irmã, que vive se mudando. Quando a minha mãe começa a se acostumar no ambiente doméstico, troca de lugar, e aí a cegueira é a culpada para todos os seus problemas. Converso com ela para que consiga acreditar nela mesma, porque ela não é a primeira nem será a última pessoa no mundo a ficar cega. Por isso, estou aqui, para me fortalecer e seguir a diante”, desabafou dona Maria.


Esse foi um momento de muita emoção e mostra como o exemplo e força de vontade de pessoas que já passaram por momentos semelhantes é possível reencontrar a felicidade. “Tudo é a gente pode superar. Quando eu cheguei aqui, estava muito deprimida. Isso já foi”, relembrou dona Dilce dos Santos Barbosa, de 75 anos.

O projeto “Entre nessa roda” já atua há três anos em outras entidades parceiras da Famaz, como a Unidade Básica de Saúde da Marambaia e vários Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Belém e Ananindeua. Dados do projeto apontam para a melhoria do quadro psicológico e aumento da sociabilidade dos frequentadores em mais de 90%. “Utilizamos a metodologia de terapia em grupo para que as pessoas conquistem a própria segurança, ao compartilhar experiências, trocar soluções e, sobretudo, respeito”, explica a coordenadora do projeto Lindalva Filha.

Os projetos fazem parte do programa “Famaz na Comunidade”, do Núcleo de Pesquisa e Extensão, que implantará a partir deste sábado (10) ações dos sete cursos da instituição. A expectativa é beneficiar de maneira direta e indireta as 2.400 famílias da Vila da Barca, com os projetos nas áreas de saúde, ciências contábeis, administração, direito e tecnologia da informação. 


O abraço de conforto e integração.

Teve até parabéns antecipado para dona Marilde,
que faz aniversário no dia 09-08.

Monitores da Famaz também entram na roda.

A monitora Jose Salomão e Dona Marilde,
a aniversariante do mês. Só alegria!

Dona Dilce e Maria de Nazaré. 

Coordenação e monitores do projeto "Entre nessa roda".

Equipe da Famaz e representantes da Associação de
Moradores da Vila da Barca.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Começam as aulas na Famaz

Professor Mauro Silva faz a aula inaugural do
semestre para os veteranos da Famaz.

Com apresentação dinâmica, o professor Mauro Silva emocionou professores, alunos e corpo técnico da Famaz durante a aula inaugural deste semestre para os veteranos, ocorrida no dia 2 de agosto. Para ele, a cada semestre é o momento de renovar, refletir e se permitir novas oportunidades.

“Muitas vezes, estamos tão detidos ao nosso mundinho que não conseguimos perceber os detalhes que fazem a diferença na nossa vida. Aqui não é diferente” e com essa frase o professor foi interagindo com alunos e professores, fazendo-os sentir parte essencial do grupo que compõe a Famaz.

Apresentou professor por professor, curso por curso e estimulou cada aluno ali presente. Aos alunos que se preparam para concluir graduação, a mensagem foi outra. “Está na hora de dar uma nova roupagem às atitudes e valorizar aqueles que estão ao nosso lado e só querem que a gente cresça”. Muitos sentiram na pele que o célere período de discente está acabando e começa-se nova etapa da vida profissional.

Alunos iniciam mais um
semestre na Famaz.
Uma aluna em especial, Diana Azevedo, publico no grupo Administração Famaz, do Facebook, a seguinte mensagem. “Nossa foi muito bom ontem o começo do segundo semestre, feliz por ver que o nosso amigo Natividade já voltou para a faculdade mais um amigo de volta, hoje tem aula normal mais eu sei que todo mundo só vai na segunda, mais eu vou não tenho nada para fazer mesmo, rsrrsrs. Saudades que chegue logo segunda para eu ver meus amigos e colegas”.

Os representantes da Associação dos Moradores da Vila da Barca também ficaram satisfeitos com a atenção dada à comunidade, sobretudo, com relação ao Trote Solidário – que irá reformar o prédio da Associação e beneficiar toda a Vila. “Só termos a agradecer a Famaz pela receptividade ontem na apresentação da Coordenação da Associação dos Moradores da Vila da Barca, para os novos calouros que iram participa da 2º edição do Trote Solidário Famaz. E a comunidade agradecer a parceria da Famaz com a comunidade”.

Vale lembrar que, para a Famaz, todo o dia é mais um na caminha rumo ao sucesso e construção da cidadania. Sejam todos bem-vindos!
Coordenador o Curso de Direito, Professor Werner Nabiça.
Professoras e coordenadoras de curso da Famaz.
Alegria de começar novo semestre.
Professor Constantino Alcântara apresenta Rosalice Mercês,
 presidente da Associação dos Moradores da Vila da Barca.
Coordenadora do Nadoc, professora Nicelma Soares.
Representante da Comunidade da Vila da Barca.
Professor Mauro Silva.



Técnicas que dão apoio às coordenações de curso.