sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ensino Responsável oferece serviços para comunidades

Ensino Responsável é o lema da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). No dia 25 de setembro, a Famaz realizou o seu primeiro Dia de Ensino Responsável. O evento é uma ação promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e acontece, geralmente, no último sábado do mês de setembro. Nele, todas as faculdades abrem as portas para prestar orientações, oferecer serviços e desenvolver atividades culturais para as comunidades.

Segundo a coordenadora do evento, Rosa Ibiapina, o Dia do Ensino Responsável é uma forma de mostrar para a população o trabalho da Famaz. “É reafirmar o nosso compromisso com a sociedade e mostrar que somos responsáveis pela formação profissional e pessoal dos alunos”, explica a coordenadora.

Durante o evento, a Faculdade atendeu as comunidades da creche Alan Kardec, do bairro do Jurunas, do projeto Amazônia, da Igreja da Paz, do bairro do telegrafo e do Núcleo Social da14 de Abril. No total, foram mais de 70 pessoas atendidas, nos serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, medição do índice de massa corpórea-IMC, corte de cabelo e sessões de massoterapia.

Na programação, ciclo de palestras com laboratórios de negócios, feirão de impostos através do Conjove Belém, Palestra sobre Gestão de Conhecimento, Gestão de Resíduos e Coletas seletivas, Sessão bibliocine- tratando sobre Educação e Meio Ambiente, Exposição da Casa Dia com a Secretária de Saúde do Município-SESMA, sobre AIDS e DSTS, e dicas de Saúde e Prevenção do Câncer-Exposto pela Onco Saúde, Escovodromo, com apoio da Clinica Sorridentes e do SESC-PA.

Também ocorreu palestra sobre Educação no Trânsito, que contou com a presença de um contador de histórias e a apresentação de teatro de fantoches que divertiu crianças e adultos.

O terceiro dia foi marcado pelos Mini-cursos

O terceiro dia da I Semana Acadêmica Integrada da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), foi marcada pelos mini-cursos. Os assuntos deste dia estavam voltados para a vida profissional dos alunos.

“Como Organizar sua Vida Pessoal e Profissional” foi o tema ministrado pela administradora, Especialista em Gestão de Pessoas Rosa Campos,. Já segundo mini-curso foi mediado pela Consultora Organizacional Carmem Andrade com o tema “Recrutamento e Seleção de Pessoal – Quais as vantagens para as Organizações?”.

Os mini-cursos chamaram inclusive a atenção da Técnica em Enfermagem Dora Espinosa, que queria conhecer a Instituição e aproveitou a Semana Acadêmica para escolher o curso e voltar a estudar. “Estou visitando a Famaz, quero voltar a estudar. Que bom que na minha visita está acontecendo a Semana Acadêmica da Instituição e assim posso conhecer um pouco sobre a organização da Faculdade” afirma.

Para a Palestrante e Especialista em Gestão de Pessoas Rosa Campos discutir com alunos do Ensino Superior, temas ligados a vida pessoal e profissional pode abrir um leque de opções para os futuros profissionais. “Alunos que iniciam a vida acadêmica organizados, se tornaram também profissionais organizados. Discutir esta temática onde pessoas estão voltadas para a capacitação é muito importante por que sempre ele encontrará uma forma de encontrar uma saida para as adversidades encontradas no dia-a-dia”, comenta a Especialista.

A Consultora Organizacional Carmen resume esta fase da Semana Acadêmica como um momento de reflexão. “Aqui os alunos podem discutir temas relacionados ao meio ambiente, cultura, organização pessoal, organização profissional e recrutamento de pessoas, com isso ele sairá daqui com uma visão mais apurada sobre vários temas e com isso ele se torna um profissional mais preparado para o que a vida lhe oferece.

Fonte: www.famaz.edu.br

Questões ambientais ditarão os rumos dos novos profissionais

Durante a I Semana Acadêmica Integrada da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), a temática ambiental mostra-se cada vez mais oportuna para o mercado de trabalho. O setor pesqueiro foi o enfoque do 2º dia, com o professor e Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), Constantino Pedro de Alcântara Neto, que apresentou um pouco das potencialidades, demandas e desafios do setor aos futuros profissionais.

“Precisamos perceber as potencialidades da nossa região e investir nelas”, ressaltou o professor. No Pará, cerca de 1 milhão de pessoas estão envolvidos diretamente com o mercado de peixes e ainda tem espaço para mais gente. Na área, ainda há espaço para mais gestores, administradores, contadores, profissionais de saúde e etc. Para se ter uma ideia da potencialidade produtiva, em apenas um hectare é possível produzir cerca de três toneladas de peixe. Na pecuária, com esse mesmo espaço, normalmente se produz um ou dois bois, no máximo.

Márcio Rodrigues, do curso de Ciências Contábeis, considera a iniciativa de mostrar o setor como mais uma oportunidade. “É muito interessante conhecer um mercado tão nosso, tão regional. Agora, vou olhar esse setor com muito mais atenção”, comenta.

Após a palestra do professor Constantino, foram exibidos dois filmes do acervo do Museu da Imagem e do Som. Segundo a coordenadora dos cursos de Gestão Hospitalar e Administração, Rosa Ibiapina, os filmes mostram um olhar diferenciado da cidade.


Fonte: www.famaz.edu.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Famaz abre inscrições para Vestibular 2011

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado e Tradicional 2011 da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz). A prova tradicional acontece no dia 28 de novembro. Já para a prova agendada, o candidato pode escolher uma das datas no período de 4 de novembro até 29 de janeiro de 2011.

No total, são 550 vagas ofertadas nos cincos cursos da Instituição. Para 2011, a novidade é o curso de Biomedicina. Mais informações: www.famaz.edu.br ou pelos telefones: (91) 3222-7560/ 3222-7560.